O Circuito de Teatro em Português foi criado em 2003 com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os países de língua oficial portuguesa, destacando a diversidade e a riqueza das expressões artísticas e linguísticas de cada país, nomeadamente: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe e Timor-Leste.
Ao celebrar o seu 21º aniversário, o festival reafirma o seu compromisso com a promoção e preservação das raízes culturais e linguísticas dos povos originários da África e do Brasil.
A XIV edição do Circuito de Teatro em Português acontecerá de 14 a 21 de novembro de 2024, em vários teatros no estado de São Paulo (Centro Cultural Olido, Teatro Flávio Império, Teatro Arthur Azevedo, Centro Cultural Santo Amaro, Centro Cultural Penha, Centro Cultural Vila Formosa, Centro de Culturas Negras do Jabaquara e Teatro de Araras, com espetáculos teatrais, dança, música, masterclass e seminários.
Este ano, o circuito promoverá um seminário de redes de intercâmbio, aberto à classe artística e ao público interessado, reunindo os grupos participantes do Circuito de Teatro em Português para debater a realidade da produção cultural e dos intercâmbios nos países estrangeiros representados no circuito.
O Seminário de Redes de Intercâmbios Culturais também promoverá as relações com a rede Canadá – CPLP, que promove o reconhecimento e a inclusão de organizações artísticas e acadêmicas, criadores e artistas, com foco especial em artistas pretos e pretas, indígenas, LGBTQIA+ e comunidades dos PALOP, tanto no Canadá como no Sul Global.
O objetivo é ampliar as oportunidades de negócios e aumentar a visibilidade dos criadores da CPLP com intercâmbio artístico e negócios do setor cultural no cenário global.
Nesta edição, apresentaremos o Seminário das Línguas Maternas – Vozes Ancestrais, propondo uma reflexão sobre o apagamento cultural e linguístico por meio das línguas dos povos originários da África e do Brasil.
Programação completa no site: www.circuitodeteatroportugues.com.br
da Redação EOL
Comments are closed.